
MELHORE SUA EQUIPE INVESTINDO TEMPO E ENERGIA NESSES ELEMENTOS DE EQUIPES EFICAZES
Atualmente, as equipes importam mais do que nunca.
Por quê? Bom, até um ótimo trabalho em equipe é uma mercadoria valiosa, mas não acontece naturalmente e sem muito trabalho. Especialmente nas “novas organizações normais” – organizações descentralizadas e mais simples – as equipes podem ter o benefício de uma maior colaboração, mas também podem ser puxadas em várias direções. A chave para o sucesso? Crie e mantenha equipes de alto desempenho.
Antes que você possa criar uma equipe de alto desempenho, pode ajudar pensar em “quem” está na sua equipe.
Antes que você possa criar uma equipe de alto desempenho, pode ajudar pensar em “quem” está na sua equipe.
- Você tem uma mistura de membros virtuais / remotos ou em um local?
- Qual é o grau de experiência dos membros?
- Qual é a porcentagem de membros da equipe novos e titulares?
Pesquisas comprovam que, independentemente da indústria, posse ou tamanho, as equipes eficazes demonstram certas características comuns. Por exemplo, eles oferecem excelentes resultados, demonstram comprometimento e têm um alto nível de confiança.
PARA COMEÇAR A DESENVOLVER ESSES PONTOS FORTES EM SUA EQUIPE, AQUI ESTÃO ALGUMAS ETAPAS BÁSICAS A SEREM SEGUIDAS:
- Ofereça a cada membro da equipe a oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente.
Assim como um tamanho não serve para todos, cada membro da equipe tem uma diversidade de experiências e conhecimentos que devem ser identificados e cultivados. Dar aos membros da equipe a oportunidade de aprender e crescer reconhece a natureza mutável do trabalho e as mudanças na tecnologia ou novas descobertas. Também lhes permite crescer em seu papel e se preparar para papéis futuros. Em um estudo de 2019 com mais de 1000 alunos, a maioria dos entrevistados viu uma linha clara entre o investimento da empresa neles e sua capacidade de expandir a organização. - Ajude-os a se comprometerem com uma meta ou visão compartilhada.
O comprometimento não acontece automaticamente – pode ser um desafio para os gerentes gerar confiança entre os membros da equipe, se eles próprios não entenderem a visão. O primeiro passo é garantir que você esteja comunicando a visão e obtendo a participação, mostrando a eles seu papel nesse processo. - Respeite o que eles trazem para a equipe – mesmo que você não concorde com eles 100% do tempo.
Lembre-se do valor da visão e garanta a todos a oportunidade de fazer perguntas, expor dúvidas, resultados de perguntas e fornecer suas idéias e opiniões. Pode ser muito desconfortável pedir feedback e não ouvir a resposta que você pode gostar. Aprimorar sua empatia, habilidades de escuta e questionamento ajudará os membros da equipe a se sentirem confiantes, trazendo a você suas opiniões – sejam elas implementadas ou não. - Promover e reconhecer que as equipes são interdependentes entre si. Comece a descobrir a “superpotência secreta” que todos e cada um dos membros de sua equipe possuem. Para capitalizar os pontos fortes da equipe cumulativa, pense em como eles podem melhorar ainda mais essa força confiando um no outro e trabalhando juntos. Não caia na armadilha de pensar em alguém como a “Nancy negativa” se ela nem sempre pula a bordo, ou se a “Líder de Torcida” está sempre à direita. Procure as opiniões diferentes de suas equipes, dê a todos tempo igual no ar e agradeça a eles por saberem – eles podem descobrir algo que todos os outros ignoraram.
- Certifique-se de que eles se veem juntos.
Responsabilizar-se mutuamente pode ser um dos aspectos mais desconfortáveis do trabalho em equipe. Dê um exemplo, fazendo o que você diz que fará e certificando-se de promovê-lo, como uma equipe, e reconheça que quando algo não acontecer da maneira certa – pergunte o que podemos aprender com a situação.
Construir confiança em uma equipe e comprometer-se com as dicas acima não acontecerá automaticamente, mas trabalhar para elas, passo a passo, criará uma base para trabalhar.