Pular para o conteúdo
Menu
  • Sobre o ICR
  • Contato
  • Cursos
    • PRO 360+ Desenvolvimento Humano
  • Acesso
    • Entrar
    • Perfil do Usuário
    • Redefinição de senha
    • Sair
  • Downloads
    • Curso dia 31 de Agosto de 2018.
    • Curso dia 28 de setembro de 2018.
  • Pesquisa
  • Sobre o ICR
  • Contato
  • Cursos
    • PRO 360+ Desenvolvimento Humano
  • Acesso
    • Entrar
    • Perfil do Usuário
    • Redefinição de senha
    • Sair
  • Downloads
    • Curso dia 31 de Agosto de 2018.
    • Curso dia 28 de setembro de 2018.
Instituto César Rufino

Desenvolvimento Humano Enraizado em Relacionamento

Um tema importante é que o desenvolvimento humano individual não pode ser separado dos relacionamentos que a pessoa tem com os outros. Há insights significativos de desenvolvimento a serem adquiridos a partir do fato de que os seres humanos se desenvolvem individualmente dentro de uma rede de relações sociais complexas. A primeira descoberta do documento explica que “o desenvolvimento humano depende das relações contínuas e recíprocas entre a genética, a biologia, os relacionamentos e as influências culturais e contextuais dos indivíduos”. Um indivíduo insalubre não pode formar relacionamentos fortes com os outros; os sistemas nas escolas não priorizam o estabelecimento, a manutenção e a cura de relacionamentos durante o processo de desenvolvimento dos alunos.
As últimas décadas viram uma explosão de conhecimento sobre como as crianças crescem e se desenvolvem, como elas tornam-se aprendizes e os fatores que nutrem ou impedem seu crescimento para a vida adulta. Uma convergência de pesquisa em muitas disciplinas científicas – incluindo neurociência, epigenética, primeira infância, ciências sociais, psicologia, a ciência da adversidade, abordagens baseadas na força para o sucesso humano, e a aprendizagem pinta uma imagem muito mais dinâmica e otimista do desenvolvimento humano do que já existiu.
Hoje sabemos que a expressão de nossa constituição genética e a realização de nosso potencial não estão fixadas em nascimento. Uma parte significativa do desenvolvimento do cérebro acontece depois que nascemos em resposta direta às experiências, relacionamentos e ambientes que encontramos desde o período pré-natal até a vida adulta. Este princípio fundamental de maleabilidade ou plasticidade – a incrível capacidade de nossas conexões neurais para fortalecer e crescer à medida que interagimos com o mundo ao nosso redor – ressalta a chance de todas as crianças atingirem potencial.

Observa-se que a falta de relacionamentos saudáveis tem um impacto negativo na saúde de um indivíduo. Assim, indivíduos insalubres têm mais dificuldade em formar relacionamentos. Aqueles com relacionamentos negativos ou ausentes não podem permanecer saudáveis, formando subsequentemente um ciclo de feedback negativo e destrutivo que compromete o desenvolvimento. Uma descoberta adicional afirma que “o relacionamento humano é um processo primário através do qual os fatores biológicos e contextuais se reforçam mutuamente”. Assim, para indivíduos e grupos, existem conjuntos de dinâmicas e relacionamentos em múltiplas camadas.

Contudo, recomenda-se que as escolas forneçam “estruturas internas de apoio”, como aconselhamento e outros recursos baseados na comunidade, para intervir na espiral negativa e produzir um ponto de inflexão na trajetória de vida. Em termos simples, “as escolas devem ter uma perspectiva de criança inteira e personalizar a aprendizagem de maneiras que levem em conta esses fatores”. É essa perspectiva mais holística com a qual as escolas devem criar sistemas para desenvolver e educar alunos individuais dentro dos relacionamentos grupais.

Em um mundo perfeito, esses sistemas oferecem risco controlado, feedback positivo sobre o sucesso e suporte para falhas e comportamentos inadaptáveis. Mas as escolas não operam nessa utopia, uma realidade que o relatório continua a explorar.

Posts de Notícias

  • Será que é tarde demais para uma mudança de carreira? 28/11/2019
  • Inteligência Emocional no Local de Trabalho 11/11/2019
  • 5 maneiras de fortalecer sua equipe 05/11/2019
  • Como criar um programa de desenvolvimento de liderança bem-sucedido 24/10/2019
  • O uso da Inteligência Emocional na transformação e sucesso do profissional 22/10/2019
  • A chave para o sucesso de um Líder – Inteligência Emocional 21/10/2019




Copyright © 2021 Instituto César Rufino. Todos os direitos reservados.

Tema Codilight por FameThemes