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Instituto César Rufino

A chave para o sucesso de um Líder – Inteligência Emocional

As habilidades de liderança são, em muitos contextos – local de trabalho, escolas e salas de aula, política, organizações de voluntários e até dentro das famílias – bastante reconhecíveis. Pessoas que tomam iniciativa, que têm uma visão e que podem criar estratégias, planejar e atingir metas para alcançar sua visão são consideradas bons líderes. Eles exibem essas habilidades ao trabalhar em ambiente de equipe e, esperançosamente, os membros de sua equipe apreciam essas habilidades.
Mas e quanto a outros tipos de habilidades que compõem um bom líder? Não apenas habilidades profissionais – você pode ser altamente treinado e proficiente em seu campo – mas habilidades que contribuem para sua capacidade de trabalhar bem com os outros e levar sua equipe ao sucesso?
É aí que entra a inteligência emocional, que, como definimos, é “a capacidade de perceber com precisão as suas próprias emoções e as dos outros; entender os sinais que as emoções enviam sobre os relacionamentos; e gerenciar suas próprias emoções”.
Pense em um ótimo gerente que você teve no passado. Você provavelmente se sentiu à vontade para ir a essa pessoa com suas perguntas, preocupações e necessidades, e elas provavelmente foram receptivas a você e trabalharam para resolvê-las e garantir que você se sentisse apoiado. E se (ou quando) vocês dois tiveram discordâncias, provavelmente eram trocas respeitosas e produtivas.
Esse tipo de dinâmica entre funcionário e gerente é semelhante ao que incentivamos os casais a criar em seus próprios relacionamentos – mantendo uma perspectiva positiva, validando as posições um do outro apesar das divergências e sendo intencionalmente respeitosos, mesmo em momentos difíceis. É uma dinâmica que funciona. Ajuda todos os envolvidos a sentirem-se apoiados e valorizados.
E sejamos honestos: o trabalho em equipe, especialmente ao tentar atingir objetivos difíceis, de longo prazo e até elevados, pode levar a emoções intensas, como (se as coisas não estão indo bem) frustração, raiva, preocupação ou decepção, ou (se as coisas estão indo bem) emoção, antecipação, entusiasmo e celebração compartilhada. Por exemplo, observe as emoções vívidas dos jogadores de equipes esportivas. Eles comemoram um ao outro quando as coisas vão bem. Eles se levantam quando as coisas não estão bem. As emoções, mesmo em campo, desempenham um papel enorme no trabalho com outras pessoas para obter sucesso.
No entanto, todas essas emoções, mesmo as boas, podem levar a imenso estresse sob circunstâncias desafiadoras no trabalho. E entender e gerenciar as emoções de vocês e de outras pessoas nesse ambiente de equipe, como em um relacionamento, é uma característica importante de todos os bons líderes.
Inteligência emocional é necessária para uma boa liderança
Daniel Goleman, uma autoridade em inteligência emocional no local de trabalho, observa que “não, importa o que os líderes se propõem a fazer – seja criando uma estratégia ou mobilizando equipes para a ação – seu sucesso depende de como o fazem. Mesmo se eles acertarem tudo, se os líderes falharem nessa tarefa primordial de direcionar emoções na direção certa, nada do que fizerem funcionará tão bem quanto poderia ou deveria”.
Muitos de nós provavelmente já esteve nessa situação antes. Pense, talvez, no trabalho, com um gerente que teve uma atitude negativa. Eles podem ter excelentes habilidades em seu papel, mas como eles fizeram o trabalho e se comunicaram com seus funcionários foi um problema. Pense em como você e seus colegas de trabalho podem ter se sentido em torno desse gerente – subvalorizados, desrespeitados e não motivados a atingir os objetivos da equipe.
Nesse tipo de local de trabalho, é mais fácil simplesmente manter a cabeça baixa, fazer o mínimo e receber esse salário no final da semana. E quando os funcionários se sentem assim, eles não serão necessariamente felizes em suas funções, a produtividade provavelmente diminuirá e o trabalho será interrompido. Será mais desafiador para essa equipe fazer o que precisa ser feito.
O mesmo, de acordo com nossa própria pesquisa, se aplica aos relacionamentos românticos. Uma perspectiva negativa pode resultar em resultados ruins, como ressentimento, desconexão e até separação ou divórcio. Quando a substituição do sentimento negativo entra em ação, é difícil mudar de rumo para uma perspectiva positiva.
Por outro lado, apreciação, respeito e entusiasmo, juntamente com apoio emocional e validação, podem ser contagiosos. Positividade gera positividade. Como as emoções estão fortemente correlacionadas com o desempenho e a produtividade, as equipes cujos membros se sentem emocionalmente apoiados e apreciados por seus desafios e sucessos provavelmente serão mais felizes e produtivos. Eles vão querer comemorar seus sucessos, para que trabalhem mais e com mais eficácia juntos para serem bem-sucedidos.
Essa dinâmica se aplica a muitas configurações de trabalho – onde quer que haja um líder. Pode ser o chefe em uma cozinha de restaurante, um enfermeiro chefe em uma sala de emergência, um capataz no chão de uma fábrica, um executivo-chefe em uma sala de reuniões ou um professor de ensino médio em uma sala de aula. A compreensão e o gerenciamento emocional eficazes ajudarão os membros da equipe a serem mais produtivos e se sentirem mais valorizados e compreendidos.

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