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Instituto César Rufino

As 4 maneiras de sustentar a aprendizagem sócio emocional nas escolas

Quantas iniciativas você já viu ir e vir durante o seu tempo na educação?
O aprendizado sócio emocional (SEA) é uma tendência; portanto, você pode se sentir tentado a pensar nele apenas como outro modismo passageiro. Mas o SEA não deve ser incorporado a iniciativas temporárias. Todos nós devemos ter habilidades socioemocionais, independentemente do tempo, local ou situação, para enfrentar os desafios da vida. Até as empresas exigem funcionários com habilidades socioemocionais. Portanto, embora os contextos específicos possam mudar com o tempo, a necessidade de habilidades socioemocionais não.
Os esforços de aprendizado sócio emocional precisam ser sustentados a longo prazo para apoiar as crianças no desenvolvimento dessas habilidades. Mas isso não acontece por si só. O SEA enfrenta barreiras à sustentabilidade, como rotatividade de pessoal e limitações de tempo e recursos. O SEA compete contra as pressões por implementar uma infinidade de iniciativas ou programas ao mesmo tempo. É por isso que não pode ser uma reflexão tardia – requer um esforço pré-planejado e intencional. Esses são os quatro principais esforços que contribuem para sua sustentabilidade em toda a escola.
1. Alinhar explicitamente o aprendizado sócio emocional à sua visão e missão
As chances são de que, mesmo que o SEA não seja o foco principal de sua missão e visão, ela esteja altamente conectada a ambos. A dúvida é:
  • Aqueles que estão implementando o SEA atualmente veem essa conexão? Ou apenas está assumindo por forças da Lei?
  • Os funcionários veem o SEA como parte dos sistemas já existentes em sua escola, e não como algo separado ou extra?
Se o SEA não for vista como método incluso e funcional, talvez seja necessário tornar seu valor e implementação mais visíveis nos seus planos de ação e metas estratégicas a serem aplicada na escola e que todos tenham o compromisso de efetivar o SEA.
2. Reserve um tempo para estabelecer e manter o suporte do SEA
Existem muitas maneiras de promover a aceitação generalizada – não é uma abordagem única que deve ser liderada por uma pessoa. Aqui estão alguns exemplos de como você pode estabelecer e manter o suporte:
  • Compartilhe seus dados, como pesquisas climáticas, registros de presença ou estatísticas de conquistas. Você pode fazer conexões, mostrando como o SEA se relaciona com os melhores resultados dos alunos nessas áreas. Ofereça resultados dessa metanálise do SEA ou peça aos alunos que descrevam como eles veem as habilidades sociais e emocionais beneficiando-os e possível compartilhe esses depoimentos de alunos.
  • Convide funcionários para ingressar em um ou mais grupos de estudo sobre o SEA. Algumas escolas incorporaram esse tipo de oportunidade de aprendizado profissional na escala de pagamento dos funcionários ou no sistema de crédito para educação continuada como um incentivo adicional para aprender sobre o valor do SEA e como apoiá-lo.
  • Se o suporte for baixo, identifique alguns campeões que já são apoiadores ativos do SEA e peça que compartilhem com um grupo suas experiências de como o SEA ajudou eles e seus alunos, melhorando o clima ou reduzindo os conflitos entre alunos.
  • Peça aos campeões para liderar o aprendizado da equipe no SEA com uma revisão de artigo, estudo de livro ou webinar sobre o SEA.
3. Crie uma equipe SEA
A rotatividade de pessoal é um fato do ensino fundamental e médio e da aprendizagem precoce na escola. Quando a implementação do SEA é liderada por uma pessoa, como um administrador ou um psicólogo da escola, é mais provável que a atividade do SEA diminua se essa pessoa for embora. Quando uma equipe de liderança principal apoia o SEA, esse apoio sólido garante experiência e suporte contínuos para a implementação do SEA, mesmo quando há mudanças na equipe.
Inevitavelmente, haverá altos e baixos nos seus esforços de implementação do SEA. Quando a equipe se reúne frequentemente para desenvolver e revisar planos de ação para apoiar o SEA, possíveis barreiras podem ser resolvidas rapidamente. Faça uma pesquisa de feedback com os alunos de duas a quatro vezes por ano para saber quais elementos estão funcionando, quais aspectos as pessoas estão questionando, com o que se sentem mais confortáveis e onde precisam de mais apoio. Use essas informações para ajustar continuamente as práticas e suportes de adultos para com o SEA.
4. Envolver novos funcionários ou professores
Para a maioria de nós, a cada ano traz novos funcionários para nossas organizações. Como a rotatividade de pessoal pode criar ou prejudicar a sustentabilidade, é crucial estabelecer um plano para integrar novos funcionários com o SEA e torná-los parte integrante do plano e implementação do SEA da sua escola. Então eis o momento de questionar juntos a esses profissionais, sobre:
  • Eles sabem o valor do SEA e como ele se relaciona com as metas de resultados do aluno?
  • Eles conhecem o plano de implementação do SEA?
As novas equipes geralmente trazem novas energias e ideias para as equipes existentes. Então, aproveite os pontos fortes e habilidades, tornando-as parte da sua equipe de implementação da SEA.
Contudo, os Módulos de treinamento de equipe autodirigidos estão incluídos no Método de Aprendizagem Sócio Emocional SEA EDUCACIONAL, entre em nosso site: www.icrcursos.com.br e faça seu cadastro, receba grátis o nosso E-book do Método SEA EDUCACIONAL.
César Rufino

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