Desenvolver competências ao profissional em educação não é nada fácil, porém não existe complexidades quando o professor aceita uma nova proposta de desenvolvimento existenciais, não de métodos. É preciso reconhecer que este professor precisa realizar uma mutação emocional e de inovações em suas atitudes, tais como:
• O amor ao próximo;
• Amor aos ideais;
• Amor a si;
• A Consciência do presente;
• O planejamento para o futuro;
• O autoconhecimento;
• O desapego.
Observa-se que estas capacidades ao longo do passar dos tempos, vem sendo relaxadas pelos profissionais em educação. Percebe-se que esses profissionais apenas aplicam resultados conhecidos em suas vidas experimentais ou mesmo em seu período de formação pedagógica.
A busca por novas competências e desenvolvimento humano permite a estes profissionais estarem munidos de desenvolturas completas como pessoas e consequentemente tornar-se-ão melhores profissionais.
Contudo, observa-se também que há grandes chances de professores serem tomados pela síndrome de Burnout¹, casos reais que já atinge mais de 15% dos profissionais em educação. Ou em outras situações atinge aos professores oprimidos pelo sistema que não possuem condições financeiras, sem energia, sem oportunidades e mesmo sem espirito de vontade, dificultando a realização dessa transformação, o qual permitirá dar a volta por cima.
1 síndrome de Burnout: afeta mais de 15% dos docentes – Falaremos deste tópico em outro momento.