Gestão Adm. Financeira e Pessoal

GESTÃO ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E PESSOAL

Objetivos:

Fortalecer e desenvolver profissionais da área administrativa, financeira e na gestão de pessoas, proporcionando uma visão panorâmica da administração, com informações gerenciais das áreas ligadas a finanças; enfoques básicos nas previsões orçamentárias e controles contábeis, bem como na difusão humana.

DETALHES DO CURSO

  • Duração (Estimada): 7 meses
  • Carga Horária Total: 160 horas
  • Pré-requisito: Sugere-se o ensino fundamental completo.
  • Avaliação: Para cada módulo haverá uma avaliação.
  • Certificado: Os certificados serão emitidos pelo Instituto de Ciências e ReEducação de Teresina – ICR, com validade nacional.
  • Investimento: R$ 600,00 (Dividido em até 10x nos cartões)
  • Formas de Pagamento: Boleto Bancário, Cartão de Crédito, Cartão de Débito e Depósito Identificado.
  • Horários:
    • Terça e Quinta (18h30 às 21h30)

 

ESTRUTURA CURRICULAR

CONTABILIDADE GERENCIAL – 20 horas

Ementa: Noções preliminares. Análise patrimonial e Financeira. Análise de balanços como instrumento de avaliação de desempenho. Custos para avaliação, controle e tomada de decisões. Planejamento. A contabilidade gerencial no processo decisório. São elementos técnicos de caráter acadêmico, que se servem dos conceitos básicos de contabilidade; dos instrumentos que diagnosticam momentos dinâmicos e estáticos da informação contábil, sempre sob a ótica da gestão financeira empresarial.

EMPREENDEDORISMO – 20 horas

Ementa: Conceitos e formas de empreender. A inovação empreendedora. As oportunidades e o Fracasso até o sucesso. As estratégias para empreender. A ideia e o negócio. Como realizar o sonho de ter seu empreendimento.

 

PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO – 20 horas

Ementa: Conceitos e tipos de planejamento. O planejamento como processo administrativo. Análise do ambiente organizacional. A formulação e a implementação do planejamento empresarial. O pensamento estratégico: O planejamento empresarial e a formulação de estratégias. Controle e avaliação do planejamento. A avaliação das políticas empresariais vigentes.

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS – 15 horas

Ementa: Informação. Informação gerencial. Tipos e usos de informação. Tratamento das informações versus atividades fins. Tipos de Sistemas de Informação. SIG. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: integração, segurança, controle. Uso estratégico da tecnologia da informação. Gestão estratégica da informação. O impacto da Internet, da Globalização e da Era do Conhecimento nas empresas; o conceito da Empresa Digital e o processo de comunicação com seus parceiros. Como os Sistemas de Informação, e por decorrência a TI, influenciam cada vez mais a empresa tradicional para transformar-se numa Empresa Digital.

 

GESTÃO DE PESSOAS DE CARGOS E SALÁRIOS – 20 horas

Ementa: A compreensão dos conceitos e das práticas referentes à administração e desenvolvimento dos Recursos Humanos nas organizações, enfocando as relações de trabalho no contexto atual e suas perspectivas. Introdução e visão holística da Administração de Cargos e Salários assim como: Análise, Avaliação e Classificação de Cargos; – Métodos de Análise de Cargos, – Método de Observação Direta; – Método de Questionamento; – Método de Entrevista Direta; – Método Misto; – Etapas de Análise de Cargos; – Planejamento; – Fase de Preparação; – Fase de Execução; – Administração de Salários; – Política Salarial; Benefícios Sociais; – Exercícios e Referências Bibliográficas.

TÉCNICAS DE ENTREVISTA – 15 horas

Ementa: Introdução e embasamento teórico das Técnicas de Entrevista assim como: – Recrutamento de Seleção de Pessoal; – Conceito de Recrutamento; – Fases do Recrutamento; – Fontes do Recrutamento; – Eficácia do Recrutamento; – Processo do Recrutamento; – Divulgação de Vagas; – Recrutamento Interno/externo; – Seleção de pessoal; – Etapas do Processo de Seleção; – Técnicas de seleção de Pessoal; – Entrevista de Seleção; – Tipos de candidatos; – Descrição de Cargos; – Fatores Utilizados na Análise de Cargos; – Descrição de Dados; – Grupos Operacionais; – Características Profissionais; – Exemplos e Atividades.

RECURSOS HUMANOS, AVALIAÇÃO E DESEMPENHO – 20 horas

Ementa: Impacto da globalização em recursos humanos. Mudanças organizacionais no contexto globalizado. O novo papel de recursos humanos no contexto atual. Políticas, funções e objetivos de recursos humanos. Planejamento e recrutamento de pessoal. Processo de seleção e integração de pessoal. Descrição e análise de cargos. Avaliação de cargos. Pesquisa e política salarial. Remuneração fixa e benefícios. Higiene e segurança no trabalho. Sindicalismo e negociação. Relações trabalhistas. Competências básicas da organização. Poder e conflito – Fundamentos da administração participativa. Processo de liderança transformadora. Instrumentos práticos e administração participativa (estudo de casos).

 

PSICOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES – 15 horas

Fator humano: a base do serviço, produtos, franquias, planejamento estratégico de vendas de serviço, tipos de serviço, serviço à clientes (SAC), Importância e dificuldade de compreensão do comportamento do consumidor. Identificação das diversas teorias de análise psicológica do comportamento e seus fundamentos. Fatores básicos que exercem influências no comportamento do consumidor. O modo como os conceitos de autoimagem e de imagem de marca afetam o comportamento do consumidor.

 

MARKETING e PLANO DE MARKETING – 15 horas

Administração de marketing: conceitos fundamentais, tipos de marketing, Orientações de marketing, processo de marketing. Marketing estratégico: segmentação, definição de público alvo, posicionamento. Marketing tático: Marketing Mix, produto, preço, praça, promoção. Plano de marketing. Implementação e controle. Planejamento; análise da ambiência; objetivos, estratégias e planos de ação; distribuição e propaganda; orçamento e controle; plano de marketing.