Pular para o conteúdo
Menu
  • Sobre o ICR
  • Contato
  • Cursos
    • PRO 360+ Desenvolvimento Humano
  • Acesso
    • Entrar
    • Perfil do Usuário
    • Redefinição de senha
    • Sair
  • Downloads
    • Curso dia 31 de Agosto de 2018.
    • Curso dia 28 de setembro de 2018.
  • Pesquisa
  • Sobre o ICR
  • Contato
  • Cursos
    • PRO 360+ Desenvolvimento Humano
  • Acesso
    • Entrar
    • Perfil do Usuário
    • Redefinição de senha
    • Sair
  • Downloads
    • Curso dia 31 de Agosto de 2018.
    • Curso dia 28 de setembro de 2018.
Instituto César Rufino

EDUCAÇÃO 4.0
O QUE É EDUCAÇÃO 4.0?

O QUE É EDUCAÇÃO 4.0?
Nos últimos 250 anos, a sociedade passou por quatro revoluções industriais, que mudaram completamente a face da indústria como a conhecemos. Acreditamos que as mudanças na indústria devem ter um impacto direto na maneira como construímos o sistema educacional para os alunos de hoje. Se seu objetivo é criar estudantes que possam se tornar membros valiosos da força de trabalho e solucionadores de problemas independentes, os paradigmas educacionais precisam ser reconstruídos ao lado de cada nova revolução na sociedade.
Antes de sabermos sobre a educação 4.0, precisamos falar um pouco sobre a revolução industrial dos últimos anos:

Em 1780, a invenção do Steam Engine por James Watts mudou a força de trabalho para sempre. De repente, o trabalho manual estava em menor demanda, pois as máquinas conseguiam concluir os trabalhos com mais rapidez e precisão. Novos empregos foram criados, e as famílias mudaram do campo para a cidade, da vida agrícola para a vida industrial.

Esse tipo de trabalho era procurado até cerca de 1900, quando a linha de produção se tornou popular durante a segunda revolução industrial. Logo, todos os trabalhadores tiveram seu próprio papel a desempenhar na linha de produção, com experiência em uma pequena área, em vez do conhecimento completo sobre um produto. A linha de produção melhorou a eficiência e permitiu que produtos de alta qualidade fossem vendidos mais barato para as massas. Notavelmente, a produção de aço anunciou a criação de arranha-céus, ferrovias, motores elétricos e muito mais. A sociedade mudou novamente.

Apenas 70 anos depois, o computador trouxe uma terceira revolução industrial. De repente, os sistemas rígidos da linha de produção tornaram-se flexíveis, e a computação se espalhou rapidamente por todos os setores, desde a agricultura até os setores bancário, administrativo e marítimo.

Em 2000, a natureza onipresente da Internet inaugurou a quarta revolução industrial, o Computador Conectado. A conectividade entre sistemas tornou possível o trabalho e a colaboração remotos, permitindo que as empresas se tornem empresas globais e o varejo explodam internacionalmente com a ajuda dos setores on-line de produção, transporte e financiamento. A sociedade se adaptou para ser mais social, mais instruída e muitos acreditam que o mundo é um lugar muito menor do que nunca.

O efeito na educação
Se relembrarmos como a educação mudou desde a primeira revolução industrial, podemos entender melhor os desafios para alunos e professores hoje.
Em 1780, havia pouca ou nenhuma expectativa de que as crianças tivessem alguma educação. As pessoas aprendiam um ofício, normalmente com treinamento de aprendiz no trabalho. Onde existia, a educação era um luxo para os ricos. Mais tarde, quando ocorreu a segunda revolução, a indústria precisava de trabalhadores qualificados, que precisavam ser alfabetizados para serem valiosos na força de trabalho. De repente, uma educação era necessária. E esse sistema educacional, fundamentado nas necessidades da segunda revolução industrial, ainda está em muitos aspectos hoje em dia.

Com base em modelos de aprendizado de vida anterior, as escolas ensinavam conhecimento. Os alunos chegaram sem nenhum conhecimento, o professor os forneceu informações sobre assuntos específicos e, no final, o aluno foi testado para avaliar se eles se lembravam do que haviam aprendido. Isso promoveu uma estrutura rígida de disciplinas de estudo, padrões de educação e, eventualmente, testes padronizados. Uma linha de produção!

A introdução do computador não mudou o espírito subjacente ao nosso sistema educacional. Em vez disso, os profissionais da educação simplesmente tiraram vantagem da tecnologia e substituíram os professores por computadores, permitindo que o ensino, o aprendizado e a avaliação fossem manipulados pela máquina. Embora o ensino a distância e uma grande quantidade de informações estejam agora acessíveis graças à revolução da Internet, a estrutura do nosso sistema educacional ainda não foi contestada. Os resultados da aprendizagem ainda estão sendo testados pelos critérios estabelecidos na segunda revolução industrial. Ainda estamos tratando educadores e alunos como se fossem parte de uma linha de produção.

Educação 1.0
O sistema educacional da primeira revolução industrial trabalhou em torno da noção que não era necessário. Nas fábricas e minas da época da revolução, crianças pequenas foram forçadas a trabalhar, em condições desafiadoras e sem expectativa da sociedade de que pais ou empregadores educariam filhos, trabalhadores ou crianças trabalhadoras. A educação era um luxo criado principalmente para os ricos.

Educação 2.0
A segunda revolução industrial exigiu um tipo mais avançado de trabalhadores. A nova força de trabalho necessária para saber ler e escrever. Este novo pré-requisito criou a necessidade de educar e treinar pessoas para serem eficientes na linha de produção. O sistema educacional que foi construído ainda existe hoje em espírito e foi construído de acordo com as expectativas da força de trabalho.

Educação 3.0 – Computadores
Quando os computadores apareceram em nossas vidas, eles foram integrados à educação. Muitos tipos de cursos foram criados com a intenção de substituir professores. Os cursos ofereciam uma prática interativa e não interativa, que apresentava características à linha de produção da segunda revolução industrial. O A introdução de computadores nas salas de aula não mudou o ensino, a aprendizagem, avaliação ou abordagens de avaliação, apenas transferiu o segundo estado de espírito da revolução para computadores sem revolução.

Educação 4.0
A quarta revolução industrial não mudou os paradigmas da educação. A tecnologia permitiu que os alunos participassem de ensino a distância e tenham acesso a fontes ilimitadas de informação. No entanto, desde o ensino e abordagem de aprendizagem não mudou e os resultados da aprendizagem ainda estão sendo testados de acordo com os critérios da segunda revolução, o sistema educacional não se beneficia adequadamente dos computadores e da internet e permanecer preso algures no mesmo paradigma dos requisitos do segundo setor industrial revolução.

Para que isso mude, precisamos revisitar os paradigmas educacionais e focar nas áreas que precisam ser repensadas. No novo mundo atual de rápida mudança tecnológica e sobrecarga de informações, os alunos precisam ser treinados e não ensinados. As informações precisam ser acessíveis e os alunos precisam aprender a encontrá-las, em vez de o professor oferecer a elas em uma estrutura rígida.

Agora entendemos que os alunos não são iguais, não têm o mesmo ponto de partida, podem aprender e absorver diferentes áreas de foco de maneira diferente e precisam ser orientados a desenvolver suas habilidades em vez de ensinar um conjunto de pontos de dados predefinidos. A Educação 4.0 precisa se alinhar à Indústria 4.0 e preparar os alunos para a próxima revolução industrial que acontecerá em sua vida.

Mais então, o que é Educação 4.0?
De um modo geral, a educação 4.0 é uma escola de pensamento que incentiva o pensamento não tradicional quando se trata de transmitir educação. A educação 4.0 essencialmente usa ferramentas e recursos baseados em tecnologia para direcionar o ensino de maneiras não tradicionais. Isso significa que os alunos não estão mais nas salas de aula tradicionais aprendendo com os professores usando apenas livros, canetas e papéis. Em vez disso, com a educação 4.0, você pode ter alunos remotos que acessam suas salas de aula usando a Internet através de modos como grandes cursos abertos on-line ou bate-papo por vídeo ou discando através de chamadas de voz, para aprender materiais de natureza mais dinâmica com colegas que podem ou pode não estar aprendendo no mesmo ritmo que eles.

A educação 4.0 surgiu como uma resposta a Industria 4.0, que viu um aumento acentuado no uso da tecnologia baseada na Internet e ferramentas de comunicação entre os setores. Muitos outros setores responderam a essa mudança na maneira de fazer negócios, resultando em Technology 4.0 etc. O ecossistema educacional não foi diferente. A educação 4.0 foi desenvolvida, a fim de criar profissionais treinados e qualificados, prontos para um mundo de trabalho altamente globalizado e digital.

Como a Educação 4.0 beneficia o corpo docente?
A Educação 4.0 beneficia várias partes interessadas – especialmente professores e educadores. Os educadores podem achar que a filosofia do aprendizado personalizado da Educação 4.0 significa apenas mais trabalho para eles, mas esse não é realmente o caso. Em vez disso, a educação 4.0 realmente beneficia professores e educadores em instituições educacionais porque eles são capazes de atender melhor às necessidades específicas de seus alunos.

Finalmente, os professores podem ensinar aos alunos, em vez do currículo, graças a Educação 4.0 – o uso de ferramentas e tecnologia facilita a prestação de atenção personalizada a eles. Isso resulta em melhores resultados para a aprendizagem dos alunos, o que significa melhores resultados para o ensino também, uma vez que os educadores e professores estão realmente resultando em resultados práticos.

Posts de Notícias

  • Será que é tarde demais para uma mudança de carreira? 28/11/2019
  • Inteligência Emocional no Local de Trabalho 11/11/2019
  • 5 maneiras de fortalecer sua equipe 05/11/2019
  • Como criar um programa de desenvolvimento de liderança bem-sucedido 24/10/2019
  • O uso da Inteligência Emocional na transformação e sucesso do profissional 22/10/2019
  • A chave para o sucesso de um Líder – Inteligência Emocional 21/10/2019




Copyright © 2021 Instituto César Rufino. Todos os direitos reservados.

Tema Codilight por FameThemes