
O local de trabalho representa uma comunidade social distinta, separada de nossas vidas pessoais, na qual há uma crescente apreciação de que uma IE mais elevada permite que uma pessoa se entenda melhor e a outras pessoas, se comunique de forma mais eficaz e lide com situações desafiadoras.
Utilizar e desenvolver a inteligência emocional no local de trabalho pode melhorar significativamente as capacidades pessoais e sociais dos indivíduos nesse local de trabalho.
A IE trata de gerenciar emoções, a fim de melhorar o desempenho no trabalho e, por sua vez, ajudar as pessoas a manter a calma e a pensar logicamente, a fim de estabelecer um bom relacionamento e alcançar objetivos. Existe um relacionamento inegável entre a IE e a maneira como os executivos seniores gerenciam seus funcionários – gerentes com maior inteligência emocional têm as ferramentas à sua disposição para não apenas gerenciar o estresse, mas também reconhecer e lidar com o estresse nos outros.
Se pensarmos em inteligência emocional em termos de gerenciamento do estresse e construção de relacionamentos, a ligação entre as habilidades de inteligência emocional e o desempenho no trabalho é clara, com o gerenciamento do estresse afetando positivamente o comprometimento e a satisfação no trabalho.
Também é importante mencionar que a IE não se aplica apenas no nível gerencial; da mesma forma, os funcionários mais baixos da hierarquia de negócios, com habilidades sofisticadas de inteligência emocional, têm o desejo e a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos de alta qualidade no local de trabalho (Lopes, Salovey e Straus, 2003).
Além disso, indivíduos com alto IE estão melhor equipados para gerenciar efetivamente conflitos e, por sua vez, mantêm relacionamentos no local de trabalho quando comparados àqueles com níveis baixos e moderados de IE.
Cada vez mais, as organizações estão reconhecendo o valor dos funcionários que exibem as habilidades necessárias para lidar com as mudanças e responder de acordo. A IE é um fator importante no desempenho do trabalho, tanto em nível individual quanto em grupo. De fato, à medida que um indivíduo sobe na hierarquia organizacional, o efeito positivo da inteligência emocional no enfrentamento de situações e na execução de tarefas de maneira eficaz aumenta (Moghadam, 2011).