Por que o aprendizado social emocional é importante?
Houve uma mudança na maneira como os educadores e especialistas em desenvolvimento infantil pensam sobre as habilidades que os alunos precisam para ter sucesso na escola e na vida. Alguns pesquisadores agora sugerem que o sucesso ou o fracasso de uma criança não é determinado apenas por habilidades cognitivas, como já foi pensado; as habilidades de Aprendizagem Emocional Social (Social Emotional Learning – SEL), ou aquelas mais relacionadas ao caráter, incluindo determinação, otimismo e autoconsciência, são outros importantes contribuintes para o sucesso do aluno.
A CASEL (Colaborativa para Aprendizagem Acadêmica, Social e Emocional), uma organização baseada na Universidade de Illinois, define Aprendizagem Emocional Social como:
“A aprendizagem social e emocional é o processo através do qual crianças e adultos adquirem e aplicam eficazmente os conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para compreender e gerir emoções, estabelecer e alcançar objetivos positivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis”.
Ajudar os alunos a desenvolver essas habilidades é um dos componentes do serviço das escolas em conjunto com os professores. No ano passado, nos Estados Unidos houve um aumento de 72% no número de alunos que foram caracterizados como tendo fortes habilidades de Aprendizagem Emocional Social.
As habilidades são categorizadas em sete categorias pela Avaliação de Força dos Alunos, usa-as para acompanhar o progresso do aluno nas habilidades da SEL.
- Autoconsciência: A compreensão realista de uma criança sobre os seus pontos fortes e limitações e o desejo consistente de auto aperfeiçoamento.
- Autogestão: o sucesso de uma criança no controle de suas emoções e comportamentos, para completar uma tarefa ou ter sucesso em uma situação nova ou desafiadora.
- Consciência Social: A capacidade de uma criança interagir com os outros de uma maneira que mostre respeito por suas ideias e comportamentos, reconheça seu impacto sobre eles e use cooperação e tolerância em situações sociais.
- Habilidades de Relacionamento: O desempenho consistente de uma criança de ações socialmente aceitáveis que promovem e mantêm conexões positivas com os outros.
- Comportamento Dirigido pelo Objetivo: A iniciação de uma criança e persistência no preenchimento de tarefas de dificuldade variável.
- Responsabilidade Pessoal: A tendência de uma criança em ser cuidadosa e confiável em suas ações e em contribuir para os esforços do grupo.
- Tomada de Decisão: A abordagem de uma criança à solução de problemas que envolve aprender com os outros e com suas próprias experiências anteriores, usar seus valores para guiar sua ação e aceitar a responsabilidade por suas decisões.
- Pensamento otimista: A atitude de confiança, esperança e pensamento positivo de uma criança em relação a si mesma e a suas situações de vida no passado, presente e futuro.
A SEL pode ser mais do que apenas uma aula de 30 minutos. Uma abordagem sistêmica da SEL cultiva intencionalmente um ambiente de aprendizagem solidário, participativo e equitativo e práticas baseadas em evidências que envolvem ativamente todos os alunos em seu crescimento social, emocional e acadêmico.
Essa abordagem infunde o aprendizado social e emocional em todas as partes da vida cotidiana dos alunos – em todas as suas salas de aula, durante todos os horários do dia na escola e quando estão em suas casas e comunidades.