As habilidades de inteligência emocional também podem ser ensinadas para acelerar a recuperação do corpo da doença. As pessoas que desenvolvem suas habilidades de inteligência emocional durante o tratamento se recuperam mais rapidamente de uma variedade de doenças, incluindo os dois maiores assassinos da América – doenças cardíacas e câncer. Foi demonstrado que o ensino de habilidades de inteligência emocional para pessoas com doenças com risco de vida reduz a taxa de recorrência, diminui os tempos de recuperação e diminui as taxas de mortalidade.
Pesquisadores estudaram 227 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e observaram efeitos notáveis ao ensinar habilidades de inteligência emocional durante a recuperação. As mulheres que foram aleatoriamente designadas para este tratamento tiveram níveis reduzidos de estresse, mantiveram uma dieta melhor e construíram sistemas imunológicos mais fortes. A pesquisa apresentada à American Heart Association revelou um resultado semelhante para homens e mulheres que aprenderam habilidades de inteligência emocional enquanto se recuperavam de um ataque cardíaco.
A inteligência emocional tem uma forte influência nos resultados relacionados à saúde, pois reduz a percepção do estresse em resposta a situações difíceis. As habilidades de inteligência emocional fortalecem a capacidade do seu cérebro de lidar com o estresse emocional. Essa resiliência mantém seu sistema imunológico forte e o protege contra doenças.