O Método de Aprendizagem Sócio Emocional – SEA EDUCACIONAL
Este método vem com o intuito de capacitar os educadores com conhecimento da ciência do aprendizado e desenvolvimento sócio emocional, para que possam ajudar mais crianças a alcançarem todo o seu potencial como aprendizes, independentemente do seu início na vida. Compartilhamos o que a ciência nos diz sobre os impactos das experiências traumáticas nos cérebros e corpos das crianças e como a ciência e a prática informam como as escolas podem ser projetadas para ajudar todas as crianças a prosperar. Aqui discute-se os princípios-chave do desenvolvimento humano e a Estrutura dos Elementos Fundamentais para a Aprendizagem.
Através deste projeto mostramos o quanto você irá aprender como:
- Desenvolver a compreensão sobre como as crianças se desenvolvem, de maneiras saudáveis e insalubres, dependendo dos ambientes e relacionamentos vivenciados;
- Reconhecer o poder que todos os educadores carregam para ser criadores de cérebros, criando salas de aula seguras e de apoio sócio emocional, repletas de relacionamentos de confiança e;
- Aprender estratégias para ajudar todos os alunos, incluindo aqueles que sofreram adversidades e traumas, a desenvolver as habilidades e mentalidades comuns entre todos os alunos bem-sucedidos.
Aprender sobre ciência emergente e prática educacional em trauma infantil e adversidade, que teste suas suposições sobre o potencial humano e como ele pode ser alimentado nas escolas. Professores, diretores, assistentes sociais, conselheiros de orientação e treinadores de todos os níveis se beneficiarão se aplicarem este método em suas vidas.
Atualmente, o sistema de educação dos Brasil baseia-se em um conjunto rigoroso e bem desenvolvido de padrões acadêmicos para a aprendizagem, que se concentram no que as crianças devem saber e ser capazes de fazer. No entanto, o sucesso na sala de aula, ir além, depende de muito mais do que o domínio desses padrões acadêmicos. Se os padrões acadêmicos são o que os alunos precisam aprender, existem também habilidades e mentalidades que preparam e apoiam a maneira como os alunos aprendem.
Engajamento bem-sucedido na sala de aula e na vida depende de um conjunto de habilidades e mentalidades cognitivas e sócio emocionais, que não estão representadas nos padrões acadêmicos.
Quando os alunos enfrentam adversidades e estresse em seu ambiente doméstico e/ou deixam de ter acesso a uma primeira infância de qualidade educacional, desta forma o desenvolvimento de habilidades e mentalidades cognitivas sócio emocionais estão em risco. Assim, o método SEA EDUCACIONAL, vem com o intuito de garantir que as instruções, escolas, gestores, professores, alunos, apoios e avaliações se transformem, afim de lidar com esses potenciais que são lacunas de habilidades existenciais em estudantes em idade escolar.
Atualmente, muitas escolas são projetadas com a suposição de que habilidades críticas para a aprendizagem são somente as que estão em vigor, mais logo após se apropriarem do método SEA EDUCACIONAL, se transformarão com base inovadora de formação para pessoas à aprendizagem sócio emocional que lhes servirão para a vida toda e, assim, muitos alunos sem a atenção ou apoio que precisavam desenvolver como aprendizes eficazes irão agora serem transformados em alunos capazes de sentir, fazer, opinar, participar e escolher, independentemente da sua situação socioeconômica, eles precisam dessas habilidades e mentalidades cognitivas e sócio emocionais para envolver-se e prosperar na escola e na vida.
Quando os educadores não priorizam essas habilidades e mentalidades sócio emocional, não integram ao desenvolvimento acadêmico, as escolas que não aplicam essas novas ferramentas manterão alunos sem utensílios para engajamento ou uma linguagem para aprender. Eles se tornam dependentes de procedimentos orientados por adultos e rotinas pré-estabelecidas pelos padrões, em vez de suas próprias habilidades e motivação.
Para entregar a educação que todos os alunos merecem – que os prepare para as vidas que escolherem – as escolas deverão abordar os elementos essenciais do desenvolvimento do aluno além de acadêmicos. Quando os alunos se matriculam através do ensino infantil ou fundamental, sem as habilidades necessárias para se envolverem na aprendizagem, eles não podem processar a grande quantidade de instruções que surgem a cada dia e tornam-se desanimados, se não impossível de permanecer no caminho certo.
O método SEA EDUCACIONAL representa um conjunto de habilidades e mentalidades baseadas em evidências que facilitam e promovem o sucesso em escola e vida, além de estar dentro das 10 competências, conforme a BNCC. Salientamos ainda que estas aplicações têm sidos comprovadas por pesquisas para se correlacionarem fortemente e até mesmo preverem o desempenho acadêmico e vida dos alunos.
Embora haja um foco crescente nessas habilidades e mentalidades dentro do sistema de educação do Brasil, as escolas de ensino fundamental e médio ainda precisam ser transformadas com a integração efetiva destes componentes críticos do desenvolvimento na mente. Mas eles podem e devem ser, além disso, quando os educadores enfatizam habilidades cognitivas e sócio emocionais, eles geralmente o fazem isoladamente em instrução acadêmica, sem o design de som e as práticas instrucionais que são frequentemente aplicadas no desenvolvimento acadêmico.
É bem compreendido que os alunos desenvolvem habilidades acadêmicas por meio de modelagem eficazes, suportes e oportunidades para aplicá-los e transferi-los independentemente. Também é bem compreendido que os estudantes devem desenvolver habilidades acadêmicas fundamentais antes de habilidades de ordem superior.
O desenvolvimento comportamental, social, emocional e cognitivo das crianças requer esse mesmo design, atenção e suporte. Também é importante considerar que nas escolas de ensino fundamental e médio o desenvolvimento do aluno ocorre dentro do contexto social de uma sala de aula. Através de relações entre professores, pares e outros adultos. Muitas das estruturas atuais para o desenvolvimento de estudantes são limitadas em sua abordagem transacional entre um estudante e o conteúdo acadêmico, que se aplica superficialmente como social emocional aos alunos. A maioria dos professores reconhece e aprecia o papel central que as relações humanas desempenham no aluno em desenvolvimento, mesmo assim, os atuais modelos de planejamento escolar geralmente ignoram o papel das relações e seu impacto sobre a criança.
Desenvolvimento e relacionamentos são o combustível para o incremento humano; eles promovem confiança e crença e, são um amortecedor contra o estresse. Crianças aprende através da modelagem e interação com os outros, seja um pai, professor, outro adulto ou um colega. O foco no desenvolvimento do aluno prioriza, com razão, as habilidades e os conhecimentos que os alunos devem adquirir, aplicar e, transferir para novos contextos, mas essa priorização não pode eclipsar o fato de que os relacionamentos impulsionam esse aprendizado e desenvolvimento.
O método SEA EDUCACIONAL, reflete um conjunto de habilidades e mentalidades que facilitam o sucesso do aluno em um ambiente social, contexto através do desenvolvimento inter e intrapessoal. Estas não são apenas habilidades e mentalidades para priorizar além de acadêmicos; estas são as habilidades e mentalidades para priorizar a serviço do desenvolvimento humano e do sucesso acadêmico, bem como sucesso na faculdade e na vida. O método SEA EDUCACIONAL é o que os alunos precisam para se tornarem bem-sucedidos, engajados e independentes.
A transformação para a estrutura do método SEA EDUCACIONAL está na aprendizagem, representada pela inovação da educação aplicando as habilidades e mentalidades sócio emocionais que os alunos usarão para acessar, adquirir e dedicar-se ao conteúdo acadêmico priorizado nas salas de aula.
As competências e mentalidades incluídas foram identificadas através dos seguintes princípios:
- Alinhamento ao desenvolvimento da criança como “aprendiz” em um ambiente educacional;
- Habilidade, comportamento ou mentalidade mensurável e maleável – diferenciando traços fixos de personalidade / caráter e atributos de aprendizado “ensinável”;
- Uma base de pesquisa na unidade educacional que irá demonstrar o impacto da habilidade, comportamento ou mentalidade sócio emocional no desempenho acadêmico.
Várias habilidades, mentalidades e características populares não atendem a essas diretrizes pois em muitos casos o professor tenta realizar ações como por exemplo, a criatividade que é uma habilidade atraente e importante para muitos, mas tem uma relação inconsistente com a realização, visto que o tradicional que ocorre nas salas de aula, geralmente o professor não recompensa o aluno pela criatividade tanto quanto a conformidade.
Para algumas das habilidades, o caminho do desenvolvimento é claro e fundamentado em uma sólida base de evidências. Por exemplo, as habilidades cognitivas de auto regulação e funções executivas têm referências de desenvolvimento claras na primeira infância e adolescência, oferecendo forte apoio para a idade em que os alunos devem desenvolver essas habilidades. Os processos de construção em direção ao topo da lista também informam a colocação, com base na contribuição de habilidades e mentalidades identificadas na pesquisa.
Por exemplo, a auto eficácia é identificada como habilidade que apoia o desenvolvimento da resiliência e, portanto, é colocada sob ordem de habilidade. Ainda assim, grande parte das escolas não aplicam ou estão longe de sugerir um sequenciamento prescrito de habilidades e mentalidades a serem seguidas.
O método SEA EDUCACIONAL se beneficiará de pesquisas adicionais e “in loco” que priorizem essas questões de desenvolvimento. Finalmente, as habilidades de maior ordem na estrutura representam o que uma educação de ensino fundamental e médio deve ser projetada para alcançar – a capacidade de um aluno de se envolver com ele e o mundo independentemente e com sucesso.
Existem inúmeras oportunidades para testar e fortalecer essa estrutura para o desenvolvimento do aluno e as medidas a serem tomadas são as práticas e a nova forma de gerir esse projeto em questão.
Como mencionado acima, esta estrutura fornece um conjunto profundo de questões empíricas e a plataforma para uma rica agenda de pesquisa que contribuirá para a validação contínua do método SEA EDUCACIONAL e das conexões de desenvolvimento dentro dele.
Novos aprendizados são emersos de campos como a neurociência e a emotologia, todos os dias contribuindo para uma compreensão do desenvolvimento neural e diversidade, a neurobiologia do estresse e adversidade, e como tudo isso afeta a aprendizagem, bem como as emoções individuais e grupais.
Estes e outros campos relevantes, tais como psicologia educacional, positiva e social, irão fornecer contribuições críticas para o método SEA EDUCACIONAL. Além disso, a pesquisa dentro e entre cada uma das unidades ajudará a responder questões importantes em relação à idade, gênero e raça, pois se relacionam com a aquisição, aplicação e percepção dessas habilidades e mentalidades.
Pesquisas adicionais também informarão quais habilidades podem ou devem ser desenvolvidas em direção ao domínio e quais desempenho deverão ser aplicadas em cada unidade educacional e claro, jamais fugindo ao acordo da BNCC.
Embora existam evidências para apoiar a maleabilidade das unidades educacionais, através do método SEA EDUCACIONAL, com uso das informações na estrutura a ser abordada:
- Como ensinar e fortalecer essas habilidades e mentalidades de maneira eficaz dentro das configurações da escola e bem como, abordar o desenvolvimento das crianças, tais como programas pós-escola, mentoria e educação alternativa;
- Como eles devem ser sequenciados, promovidos e sobrepostos em sua implementação;
- Que nível de demonstração ou domínio é necessário para o desenvolvimento efetivo das unidades educacionais (e como isso difere dependendo da habilidade ou mentalidade);
- Integração eficaz com o desenvolvimento acadêmico e prática pedagógica (por exemplo, personalização, diferenciação), priorizando o alinhamento aos Padrões Estaduais e Municipais e aproveitando a poderosa conexão ao processo de habilidades delineadas nesses padrões;
- Como a estrutura do método SEA EDUCACIONAL pode informar a priorização, sequenciamento e desenvolvimento de habilidades para o sucesso da carreira em programas de prontidão da força de trabalho único e unindo todos dentro da unidade educacional.
Estimular, apoiar, documentar e medir a inovação em escolas é uma peça fundamental do trabalho pela frente. Isso envolve a identificação e codificação de práticas que efetivamente abordam o desenvolvimento da integração com os acadêmicos, particularmente em ambientes com alta concentração de alunos que enfrentam adversidades.
O trabalho de identificação e desenvolvimento de práticas eficazes em relação as unidades educacionais devem incorporar todas as áreas do design escolar, incluindo:
- Liderança e preparação de professores, desenvolvimento profissional e avaliação;
- Apoio e orientação para uma cultura escolar e clima eficazes;
- Concepção e implementação de currículos, avaliações e suportes pedagógicos (por exemplo, redução do estresse e auto regulação através da atenção plena e prática contemplativa);
- Sistemas de apoio e intervenção para estudantes.
As principais aprendizagens do método SEA EDUCACIONAL, colocadas em prática, contribuirão para o fortalecimento e reinvenção nas salas de aula e todas as configurações que se concentram em preparar os alunos para o sucesso na escola e na vida. Atenção para o completo, o continuo do desenvolvimento estudantil desde a infância até a vida adulta, também informará a criação de recursos apropriados para apoiar a aquisição e aplicação das unidades educacionais.
A aprendizagem oferece uma perspectiva universal sobre o desenvolvimento integral do aluno (ou seja, todas as crianças, independentemente da sua origem, devem desenvolver essas habilidades e mentalidades), o método apoia o tremendo impacto que esta estrutura pode ter sobre populações de alta necessidade, como estudantes com problemas de aprendizagem e comportamentais.
Definições de Trabalho do método SEA EDUCACIONAL:
- Tenacidade acadêmica
As crenças e habilidades que permitem aos alunos olhar além de preocupações de curto prazo para objetivos de longo prazo ou de ordem mais elevada, e suportar desafios e retrocessos para perseverar em direção a essas metas. - Agência
A tomada de decisão individual do aluno e ações autônomas. - Anexo
Um vínculo emocional profundo e duradouro que conecta uma pessoa a outra através do tempo e do espaço. - Identidade cívica
Uma noção multifacetada e dinâmica do “EU” como pertencente e responsável por uma comunidade ou comunidades. - Curiosidade
O desejo de envolver e entender o mundo, interesse em uma grande variedade de coisas e preferência por uma completa compreensão de um tópico ou problema complexo. - Funções executivas
As funções de controle cognitivo necessárias quando se tem que se concentrar e pensar, ao agir sobre o impulso inicial de alguém ser mal aconselhado. As funções executivas centrais incluem flexibilidade cognitiva, inibição (autocontrole, auto regulação) e trabalho memória. Funções executivas mais complexas incluem resolução de problemas, raciocínio e planejamento.
- MENTES
- Mentalidade de crescimento
Em que os alunos atribuem a crença: minha habilidade e competência aumentam com o meu esforço. - Auto eficácia
A percepção de que alguém pode fazer algo com sucesso. - Sensação de pertencer
Uma sensação de que alguém tem um lugar de direito em um determinado ambiente acadêmico e pode reivindicar a afiliação plena em uma sala de aula comunidade. - Relevância da Escola
A percepção de um aluno de que o assunto que ele ou ela está estudando é interessante e tem valor.
- Mentalidade de crescimento
- Habilidades de Relacionamento
A capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. Isso inclui comunicando-se claramente, ouvindo ativamente, cooperando, resistindo à pressão social inadequada, negociando conflitos construtivamente e buscando e oferecendo ajuda quando necessário. - Resiliência
Adaptação positiva durante ou após a exposição a adversidades que têm o potencial de prejudicar o desenvolvimento:- No contexto de alto risco cumulativo para problemas de desenvolvimento (vencer as probabilidades, melhor do que o previsto);
- Funcionando bem sob condições atualmente adversas (resistência ao estresse) e;
- Funcionamento após adversidades catastróficas (retrocesso, autocorreção) ou privação grave (normalização).
- Auto regulação
Regulação da atenção, emoção e funções executivas para os propósitos de ações direcionadas por objetivos. - Autoconhecimento
A capacidade de reconhecer com precisão as emoções e pensamentos e a influência deles no comportamento. Isso inclui com precisão avaliar seus pontos fortes e limitações e possuir um senso bem fundamentado de confiança e otimismo. - Consciência social
A capacidade de ter a perspectiva de empatizar com outras pessoas de diversas origens e culturas, para entender normas sociais e éticas para o comportamento e para reconhecer os recursos e apoios da família, da escola e da comunidade. - Gerenciamento de Estresse
Alterar constantemente os esforços cognitivos e comportamentais para gerenciar demandas externas e/ou internas específicas avaliadas ou excedendo os recursos da pessoa. - Auto direção
Um processo no qual os alunos tomam a iniciativa de planejar, implementar e avaliar suas próprias necessidades de aprendizado e resultados, com ou sem a ajuda de outros.
A efetivação desses princípios, tornar-se-á um grande passo para a evolução da educação no Brasil, trazendo maiores benefícios aos alunos, pais, professores e escolas como um todo. Evidenciando as atitudes tomadas ao longo da vida para cada ser participante direto ou indiretamente deste método inovador da educação na sua amplitude infantil, fundamental e médio.
Prof. César Rufino