
- A SEA é intencionalmente implementada através de uma variedade de abordagens instrucionais. Os professores da escola ensinam explicitamente competências sociais e emocionais. Eles também infundem a SEA na pratica no ensino acadêmico, proporcionando um aprendizado seguro e de apoio ao ambiente para os alunos.
- Professores e administradores são co-líderes no desenvolvimento e crescimento da escola através de métodos, programas e práticas da SEA. Sob a liderança de um grupo de professores apoiados pela direção escolar e por uma forte cultura colaborativa, a escola poderá criar oportunidades estruturadas para professores em suas lideranças poderem implementar a SEA na unidade escolar.
- Preparar os educadores e desenvolver suas próprias habilidades socioemocionais, apoiar a implementação da SEA. O desenvolvimento profissional em toda a escola é alinhado com o foco da escola na SEA, oferecendo aos professores oportunidades contínuas durante o ano para aprender práticas promissoras para eles e seus alunos. Cooperação: os professores que trabalham com a SEA tornam-se líderes de professores à medida que penetram suas práticas através de treinamento aprofundado.
As estruturas e os recursos da escola apoiam toda a criança. O foco da escola na SEA torna-se a cada dia aprimorado com a adoção de um sistema de comportamento positivo e parcerias comunitárias com órgãos de serviços sociais e de saúde que prestam serviços aos alunos.
Desenvolvendo práticas da SEA na sala de aula.
Além do ensino direto de habilidades sociais e emocionais, a escola indica que oportunidades para a SEA também devem ser integradas às práticas de ensino, tais como ou aprendizagem cooperativa e áreas de currículo acadêmico, como artes da linguagem, matemática ou ciências. Para apoiar o domínio dos alunos pelos padrões estaduais, os professores devem procurar desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos de que precisam para acessar os materiais da sala de aula, participar de discursos acadêmicos ou perseverar na solução de problemas.
Há necessidade de facilitar a integração de aspectos socioemocionais e desenvolvimento com instrução acadêmica, proporcionando aos alunos oportunidades para desenvolver essas habilidades como parte integrada do trabalho diário na sala de aula.
Acreditamos que trazendo essa “lente SEA” para a escola, mesmo que o processo acadêmico já esteja em prática os professores que participam dos treinamentos SEA, poderão colaborar e adotar, usando as competências-âncora da BNCC, habilidades estas que possam abranger todas as ferramentas necessárias que precisam ser adotadas por professores e alunos durante as primeiros 6 semanas de escola e aproveitadas em todo o ano letivo para criar um ambiente de aprendizado eficaz e facilitar o sucesso acadêmico dos alunos áreas de conteúdo.
Como exemplo disto, podemos citar: Em sua sala de aula da 5ª série, uma professora percebeu no meio do primeiro semestre que os alunos estavam tendo problemas para trabalhar em equipe. Porém estes tipos de problemas nas equipes de alunos dificulta a capacidade de participarem das atividades científicas, nas quais os alunos deveriam construir uma estrutura juntos, bem como nas artes da língua portuguesa, onde os alunos foram solicitados a resumir um artigo como um grupo.
A professora preparou os alunos para o trabalho em equipe acadêmico, ajudando-os a se conhecerem durante as reuniões da manhã e criar um senso de comunidade por meio de diferentes atividades de formação de equipes com práticas socioemocionais.
Como exemplo, disponho o seguinte: “Os alunos criam um quebra-cabeça juntos que reúne seus interesses individuais. Eles terão que descobrir como as peças do quebra-cabeça se encaixam. Então, falamos sobre o simbolismo do quebra-cabeça e como nossa individualidade se une como um todo. As vezes seu “EU” individual atrapalha a encontrar um compromisso com o grupo, mas eles passam a aprender”. Depois que a atividade é concluída, os alunos comemoram com “Nós fizemos! ” E voltam aos seus lugares imediatamente.
Ajudar os alunos a desenvolver essa consciência sobre si mesmos e as coisas que impedem a capacidade deles de se concentrar nas aulas é essencial para desenvolver a propriedade dos alunos sobre seu próprio aprendizado, especialmente depois que as competências do SEL foram explicitamente ensinadas nas primeiras 6 semanas de escola.